Cinco perguntas que ajudam seu filho a contar mais sobre a escola

Para muitos pais, saber como foi o dia do filho na escola parece uma missão difícil. As respostas curtas, típicas da faixa etária até 6 anos, são naturais, nesta fase, a criança ainda está desenvolvendo vocabulário, organização de pensamento e segurança para contar suas experiências.
Mas, segundo Dayse Campos, diretora da escola infantil Interpares (PR), existem maneiras simples de estimular conversas mais ricas e divertidas. “Em vez de perguntas genéricas, o ideal é propor questões que despertem a imaginação e ajudem a criança a reviver o momento. Assim, ela se expressa com mais detalhes e conecta emoções às experiências”.
“Quando o adulto escuta com atenção e participa da conversa, a criança percebe que o que ela vive tem importância”. Para transformar o momento pós-escola em um espaço de vínculo, a especialista sugere trocar o “como foi seu dia?” por perguntas como:
- Se o seu dia fosse um desenho, o que teria nele?
- Qual foi a brincadeira mais divertida que você fez hoje?
- Quem te fez sorrir na escola?
- Você aprendeu algo que gostaria de mostrar agora?
- Teve alguma coisa nova ou diferente que aconteceu hoje?
Essas perguntas estimulam a criança a organizar ideias, criar narrativas e expressar sentimentos, fortalecendo tanto a comunicação quanto a relação com os pais.
Crédito imagem - pexels